segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Plantando Noni

 
 
Não pense que é fácil cultivar a planta Morinda, ou Noni. Pelo menos, em lugar onde não é a sua praia.
Porém, como tudo na vida, a experiência é importante, porque os caminhos que a gente percorre, quando se é marinheiro de primeira viagem, são bastante traiçoeiros. O Noni gosta de lugar ensolarado, quente mesmo. Como os Estados do Norte e Centro Oeste. Ou os lugares praianos. Então, como eu moro em São Paulo, na Capital, um lugar mais para frio, encontrei dificuldades, quando eu comecei a fazer a minha primeira tentativa de plantar, A semente demora para despontar, e a gente fica ansiosa, será que vai nascer? Será que não estou regando demais? E nessas primeiras tentativas, não consegui que as sementes vingassem. E descobri, nesse tempo, a minha primeira falha; É preciso plantar no verão. No inverno as sementes hibernam.
No ano passado, felizmente, as sementes que eu plantei começaram a nascer, Então, depois de crescer um pouquinho, vi o segundo erro que cometi , aparecer: Como plantei algumas sementes no mesmo vaso, quando elas começaram a crescer replantei para um lugar onde tinha mais terra . E ai, aprendi que é um procedimento errado, porque o noni não gosta mudar de lugar. Ela vai ficando feinha, as folhas vão murchando e depois morre.
Vou te mostrar algumas de  minhas mudas, e veja, eu tenho o maior cuidado, rego todos os dias, adubo, etc. E basta dar uma esfriada, aquelas folhas que estavam verdinhas e brilhantes, em pé, ficam queimadas , e algumas mudas não se recuperam.
 Mas eu sou persistente e eu tenho certeza que conseguirei ainda  ver a minha
 árvore cheia de frutos.