segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Plantando Noni

 
 
Não pense que é fácil cultivar a planta Morinda, ou Noni. Pelo menos, em lugar onde não é a sua praia.
Porém, como tudo na vida, a experiência é importante, porque os caminhos que a gente percorre, quando se é marinheiro de primeira viagem, são bastante traiçoeiros. O Noni gosta de lugar ensolarado, quente mesmo. Como os Estados do Norte e Centro Oeste. Ou os lugares praianos. Então, como eu moro em São Paulo, na Capital, um lugar mais para frio, encontrei dificuldades, quando eu comecei a fazer a minha primeira tentativa de plantar, A semente demora para despontar, e a gente fica ansiosa, será que vai nascer? Será que não estou regando demais? E nessas primeiras tentativas, não consegui que as sementes vingassem. E descobri, nesse tempo, a minha primeira falha; É preciso plantar no verão. No inverno as sementes hibernam.
No ano passado, felizmente, as sementes que eu plantei começaram a nascer, Então, depois de crescer um pouquinho, vi o segundo erro que cometi , aparecer: Como plantei algumas sementes no mesmo vaso, quando elas começaram a crescer replantei para um lugar onde tinha mais terra . E ai, aprendi que é um procedimento errado, porque o noni não gosta mudar de lugar. Ela vai ficando feinha, as folhas vão murchando e depois morre.
Vou te mostrar algumas de  minhas mudas, e veja, eu tenho o maior cuidado, rego todos os dias, adubo, etc. E basta dar uma esfriada, aquelas folhas que estavam verdinhas e brilhantes, em pé, ficam queimadas , e algumas mudas não se recuperam.
 Mas eu sou persistente e eu tenho certeza que conseguirei ainda  ver a minha
 árvore cheia de frutos.
 

 


 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Goji Berry




Há muitos anos atrás, eu fazia acupuntura com um médico chinês, e de vez em quando ele me dava umas frutinhas secas, pequenas e vermelhas para comer. Bom para saúde! Dizia ele. Mas, eu não sabia do que se tratava. Muitos anos depois, passeando por São Paulo, eu vejo na prateleira de um mercado  um pacote da tal frutinha! Descobri que: Trata-se do agora famoso GOJI, ou LYCIUM BARBARUM seu nome oficial. Já plantei as sementinhas que vem dentro, porém vou te dizer: pegar  pega, até depressa, mas não vai para frente. Depois de algum tempo, ela simplesmente murcha e desaparece no vaso. Mas não vou desistir, e vou tentar até que consiga! Enquanto isso, como um punhadinho todos os dias, e também descobri as suas propriedades, que o Dr. Chinês já apregoava naquela época:
LYCIUM BARBARUM : Principais propriedades:

Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio Contém grande teor de proteína.
O GOJI é a maior fonte de carotenóides conhecida.
Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os 8 que são essenciais para a vida.
Vit. C2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
Contém Betaina, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA."
Por tudo isto, estão dizendo até que Goji é o alimento número 01 do Planeta.
Todas essas informações vem do próprio Governo da China. As plantações de Goji na China são imensas! Mas, veja bem, ele é apenas um alimento, não é remédio! Em primeiro lugar, nossa saúde deve ser acompanhada por um médico. Só ele é que pode fazer diagnóstico e eventualmente nos medicar, se precisarmos, e não custa nada contar a ele que estamos comendo Goji
.
                                                                                        Goji
          Semente de Goji

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Amoreira


Eu nasci e cresci no interior do estado de Minas Gerais. E na minha casa tinha uma Amoreira, que todo ano ficava carregada de frutas, pretinhas, e eu subia no pé e comia as frutas direto da fonte. Sem lavar nem nada. E nunca fiquei doente quando era criança.  E hoje, eu tenho uma Amoreira .  Eu ganhei a muda de uma amiga e plantei. Mas não sabia de todos os benefícios dessa fruta. Quando li um livro sobre Medicina Natural, “Não há aposentadoria na vida” do querido médico coreano, Dr. Jong Suk Yun, o criador da "Unibiótica" antiga "Probiótica" me apaixonei pela história que ele conta no começo do livro. Tendo recebido noticia do falecimento de seu antigo Mestre, foi para Changai prestar as ultimas homenagens. Ele pertencia a uma família que há 16 gerações se dedicava à Medicina sendo, por isso, muito respeitado na China. Quando ele deixou este mundo, tinha 119 anos. Possuía um quintal, onde cultivava amoreiras. Usava-as para fazer remédios e obter a longevidade. Ele mesmo os tomava e oferecia-os aos amigos. Passava a maior parte do tempo no quintal praticando a caligrafia e jogando xadrez com os amigos. Essa pessoa tinha um neto, e eles forneciam matéria prima para os laboratórios da região. Eu quero dizer matéria prima, referindo-me às plantas que eles cultivavam ali. A convite do neto, o Dr. Yun ficou mais algum tempo. E descobriu, naquela casa, um quarto muito estranho. Tinha uma cama feita com um tronco de árvore e um travesseiro de madeira, recheado de ervas. Não vou esticar aqui hoje, a história do travesseiro, que deixarei para uma próxima oportunidade. Ele trouxe para o Brasil esse modelo de travesseiro, que faz parte dos tratamentos abordados na Unibiótica. Muito interessante.  
O Dr. Yun faz uma observação. O maior desejo de sua vida é viver como seu antigo Mestre, plantando amoreiras e outras ervas, dividindo a amizade entre os amigos com mais de cem anos de idade, presentear pessoas com remédios feitos por ele, viver em harmonia com tudo que o cerca. Fiquei curiosa. Por quê? E descobri os  maravilhosos benefícios que esta árvore  originária da Ásia nos proporciona.
Composição nutricional da amora preta crua
Calorias: 43 
Proteína: 1,39 g
Carboidrato: 9,6 g
Fibras: 5,3 g
Cálcio: 30 g
Magnésio 20 g
Manganês 0,64 mg
Fósforo: 22 mg
Ferro: 0,32 mg
Potássio: 162 mg
Cobre: 0,16 mg
Vitamina C:  21mg
Valores aproximados ref.. A 100 gramas da amora crua.
Outro ponto a favor da fruta, é que possui uma combinação de antoacinas e pectina, que contribuem para que as células fiquem em equilíbrio no corpo e ajudam a  controlar a resistencia à insulina, mal que antecede a diabetes tipo 2.
O ideal é consumir 15 unidades por dia. In natura, ou seja: crua
Fonte: Tabela de Composição Química dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
As folhas
As folhas vem lotadas de ácido gálico, amido e cálcio, que fortalecem o sistema imunológico, combatem doenças cardiovasculares, previnem diarréia e desinteria, ajudam a cicatrizar machucados e doenças de pele, aliviam feridas na boca e infecções. Servem muito, inclusive, como um alivio para os calores da menopausa.
E eu descobri mais maravilhas da folha da amora: Não há queimação no estômago  que resista ao chá.

ñão sou especialista em plantação, mas estou tentando conhecer mais como cuidar da amoreira
Os bichos adoram, por causa dos nutrientes. E eu não gosto de colocar pesticidas.
Minha árvore não deu frutos ainda. As folhas eu uso  todo santo dia, para fazer meu chá
E não pense que ela está num sítio. Ela mora numa das Avenidas mais movimentadas da Cidade de São Paulo! Dentro do meu quintal, claro. Parece-me que as amoreiras gostam do clima de Sampa, há bastante árvores espalhadas pelas ruas. Acontece que nem todas as pessoas conhecem a árvore, e também a sua maravilhosa colaboração para a saude.
E um amigo me ensinou mais uma: o chá bem forte das folhas serve para hemorróidas dolorosas. Faz assim: um escalda pé com o chá das folhas bem quente, enquanto vai banhando o local devagar.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Kefir Real


 
 
KEFIR REAL

A principal virtude do kefir é restabelecer a flora intestinal normal, tão importante para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes ingeridos. Para compreender este efeito, é bom ampliar um pouco mais o tema. Quando a criança nasce, o intestino é estéril, mas cedo são introduzidos microorganismos através do alimento. Em crianças que mamam há grande número de lactobacilos, gerando-se assim um ph inadequado para a proliferação dos germes da putrefação. Em crianças alimentadas com mamadeira, dá-se uma flora mais mista, sendo menos proeminentes os lactobacilos.
Quanto mais tarde se desenvolvem os hábitos alimentares para o padrão adulto, a flora muda, pois a dieta tem uma marcada influência sobre a composição relativa da flora intestinal e fecal. Uma alimentação rica em proteína animal produz putrefações intestinais; altera-se a flora bacteriana normal, aparecendo uma quantidade excessiva de germes da putrefação. No intestino superior do adulto predominam os lactobacilos, mas no ilíeo inferior e o ceco, a flora é fecal. As bactérias intestinais são fundamentais na síntese das vitaminas B e K, na conversão de pigmentos e ácidos biliares, na absorção de nutrientes e no controle dos microorganismos patógenos (Patógeno - qualquer organismo vivo capaz de causar doença.).
O kefir transforma a flora intestinal putrefativa, substituindo-a pelos bacilos lácticos de propriedades anti-sépticas. Também produz a secreção de uma substância antipútrida que persiste ainda após o desaparecimento dos bacilos. É dizer que muda a putrefação (prejudicial para o organismo humano) pela fermentação láctica. Segundo investigações da Universidade da Prata, os microorganismos presentes no kefir combatem particularmente a Escherichia coli, temida bactéria responsável de afecções como a síndrome urêmico hemolítico, que pode ter conseqüências letais em crianças pequenas. Dado que a ingestão de kefir aumenta a proteção contra estas infecções, começou-se a introduzí-lo na dieta infantil.
O kefir não só dificulta a povoação de micróbios patógenos no intestino, senão que aporta abundante ácido láctico. Sua ação se estende até o estômago, ao qual estimula. Seus efeitos se derivam da ação enzimática e antitóxica que apresenta. O restabelecimento da flora normal traz consigo uma regulação da função intestinal. Neste aspecto é importante o tempo de cultivo: o de menos de 24 horas é laxante (deve tomar pela noite, durante algumas semanas), o de 72 horas é astringente e o intermédio (48 horas) resulta neutro.
O kefir apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, estimulando o sistema imunológico. Também possui efeitos aperitivos e afrodisíacos. Foi utilizado com sucesso em doenças tais como cálculos renais, hipertrofia prostática, diabetes, artritismo reumático, enfarte de miocárdio, esclerose múltipla, anemia, asma, bronquite, etc. Está especialmente indicado em doenças do aparelho digestivo, tais como úlceras, colites ulcerosa, intolerância gástrica, etc. É muito útil em uso externo para patologias dérmicas (acne, eczemas, psoríases, alergias, etc.), dado que é um poderoso anti-séptico que ajuda a curar feridas. Mostra-se muito efetivo na prevenção e cura de doenças produzidas pelo vírus do herpes. Sabe-se que o herpes tipo II participa na gênesis de distintas doenças, tais como câncer, artrites reumáticas, patologias renais, trombo-embolias, alergias cutâneas e asmáticas, esquizofrenia, Parkinson e diabetes. Além de estimular o sistema imunológico, o kefir estimula outras funções orgânicas, melhorando o estado de pele e cabelo.
Pelo exposto, o kefir é altamente recomendável em doenças de tipo nervoso, úlceras internas, catarros bronqueais, escleroses, enfarte cardíaco, problemas de vesícula, fígado e rins, icterícia, doenças do estômago e intestinos, diarréias, ressecamento, inflamações, leucemia, anemia, dermatites, psoríases, acne, eczemas, etc. Seu uso continuado produz muito bons efeitos em convalescença após graves doenças. Também dá bons resultados em alergias de pele e nas moléstias femininas do baixo ventre. O kefir previne putrefações intestinais, contribui à depuração do organismo, normaliza a pressão arterial e ajuda na obesidade.
 Deve-se beber diariamente, não altera a digestão e passa muito rapidamente ao sangue Quando se têm afecções crônicas, deve-se tomar grande quantidade na manhã, ao meio dia e pela noite (1/2 litro cada vez). De todos os modos não podemos considerar ao kefir como um remédio universal nem de efeito imediato; é um grande auxílio para o organismo por seu efeito desintoxicante, regenerador da flora intestinal benéfica e estimulador das defesas naturais. Mas quando existe doença, sempre se deve ir ao médico.
Eu tomo o Kefir há algum tempo. Li um artigo, não me lembro onde, que contava a história de um povo de um lugar chamado Hunza. Situado nas montanhas do Himalaia, no extremo norte da India, onde se juntam os territórios da Caxemira India e Paquistão. com apenas 30 mil habitantes. É um vale com 2500 mil metros de altitude, nas montanhas do Kush Indu.  Os moradores tomam o Kefir. Além da alimentação que é muito diferente da nossa, pois lá eles não tem muita opção(supermercados, etc). Cuidam da sua agricultura, todos dão duro nos campos, homens e mulheres. E vivem mais de 100 anos, alguns 120, 130 anos. E todos sem as doenças degenerativas comuns onde há alimentos artificiais. Fiquei encantada, e o Kefir veio parar nas minhas mãos, como por milagre.
 Quando acontece alguma coisa com o meu, alguma amiga me dá um pouco do dela e vice versa. Outro dia, ao colocar os grãos no vidro para fazer a cultura, caiu tudo no chão! Uma amiga me socorreu e agora já tenho bastante.
Os grãos do Kefir

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bardana


Também chamada de gobô pelos japoneses. É uma planta que vejeta em locais úmidos e sombrios, de raiz robusta, largas folhas verdes na parte inferior e branca esverdeadas na parte superior. As flores possuem cor purpúrea. É depurativa e cicatrizante, prevenindo furunculoses, cálculos renais,  hemorróidas, artrites e queda de cabelo. Muito usada na alimentação macrobiótica, é considerado um vegetal silvestre É, segundo os macrobióticos uma raiz muito yang e é a grande favorita diária. Ela é extremamente apetitosa e nutritiva. Fornece ao organismo proteínas, glicídios, fibras, calcio, fósforo, Vit. A. B, Riboflavina, Niacina , Vitamina C e, também  sais minerais.
Como preparar um cozido
 Colocar de molho ajuda a torna-la mais macia, deve ser raspada como cenoura e pode ser cortada em diagonal ou em pequenas tiras e refogada sozinha ou com cenoura ou outros vegetais. Ela é usualmente refogada antes (depois da cebola e antes dos outros vegetais) para remover um sabor amargo que algumas vezes  tem. Poderá fazer também com carne, se gostar.
Suco fresco
Eu pessoalmente, para dores causadas pela artrose, (é incrível o efeito para estas dores) uso o suco fresco da raiz batido no liquidificador. Assim: corto um pedaço, mais ou menos de 0, 10 cm coloco um pouco de água filtrada e bato. Côo e tomo na hora, porque escurece rápido. (devido ao ácido tânico, inofensivo ao organismo) Para não escurecer rápido coloque umas gotas de limão no liquidificador para bater junto com a raiz.

Uso externo - Modo de usar e preparar

Artrite – cataplasma: Esmagar algumas folhas frescas de bardana e aplicar com uma gaze sobre a região afetada.

Queda de cabelo- decocção:
Cortar 10g de raiz de bardana em pedaços pequenos e cozinhar em pouca água. Quando estiver mole, esmagar e reduzir a uma papinha. Friccionar o couro cabeludo uma vez por dia

Cuidados com a pele
Tratamento caseiro
2 colheres de sopa de bardana fresca
1/2 litro de água filtrada
Corte a bardana em pedaços pequenos
Deixe de molho mais ou menos 06 horas na água filtrada.
Depois leve ao fogo para ferver.
Levantando fervura deixe mais 01 minuto. Deixar esfriar. Passar no rosto com algodão. Bom para ajudar secar espinhas. 

Hemorróidas – cataplasma:
Cozinhar em uma panela um punhado de folhas secas lavadas e enxutas com pouco leite. Quando o leite estiver evaporando, colocar as folhas cozidas em uma gaze limpa e aplicar sobre a região afetada.
Onde encontrar
A raiz é achada em feiras livres e mercearias japonesas.  Como sempre, as folhas frescas são mais difíceis de achar, só mesmo encomendando ao seu fornecedor da bardana. Folhas já secas  você acha nas lojas de produtos naturais, na parte de ervas para chás.


sábado, 28 de janeiro de 2012

As propriedades da Fruta Noni

Estive pesquisando sobre as propriedades do Noni, que, como já falei neste blog, eu já uso há um bom tempo, e para mim foi muito bom para problemas do estômago.

A revista Ervas& Plantas publicou em sua edição n 10 a seguinte matéria sobre o Noni
"O NONI é uma fonte rica de uma proteina chamada Bromelaina que retarda o envelhecimento do corpo
O Noni é uma fonte rica de uma proteina chamada Bromelaina que retarda o envelhecimento do corpo. Ajuda a digestão e a absorção de nutrientes. Vale destacar que o suco de Noni não é medicamento nem pretende curar doenças. É um suco natural de um fruto que tem nutrientes para o nosso organismo, o que indiretamente faz com com que o próprio organismo auto-corrija o seu mau funcionamento. Não tem contra indicações nem efeitos secundários. É seguro em qualquer período de nossa vida. Por ser um alimento totalmente natural não tem contra indicações.
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Em 1992, a Dra. Isabelle Abbot, reconhecida especialista em botânica, notou que entre as aplicações mais comuns do Noni estava o controle do diabetes, hipertensão e câncer. A escoleptina, um fito-nutriente contido entre os componentes do Noni, dilata os vasos sanguineos contraidos. Isto significa que o coração não tem que trabalhar em exesso para bombear o sangue pelos vasos contraídos (estreitos).   Como resultado a pressão arterial se normaliza, o coração não se desgasta e sofre menos.
A escoleptina foi isolada no Noni pela primeira vez em 1993 pelos pesquisadores da Universidade do Havai. É possível que além de dilatar os vasos sanguíneos, a escoleptina se junte a serotonina.
Muitos dos resultados positivos do Noni se devem ao fato de que melhora a atividade da glândula onde a serotonina é produzida, para logo ser utilizada na produção de outro hormônio, a melatonina que ajuda a regular o sono, a temperatura, os estados anêmicos, a puberdade e os ciclos ováricos.
 O suco de Noni ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue, reduz as dores menstruais e, no homem diminui a necessidade de urinar durante a noite, provocada pelo aumento da próstata.
XERONINA, SEROTONINA E DEPRESSÃO
Outras das qualidades do noni provém também da relação com a Serotonina. O Noni é uma das 80 espécies que pertencem à família de plantas medicinais mais benéficas, as Rubiáceas do Velho Mundo e entre as Rubiáceas é a espécie que possui maior capacidade de união com a serotonina.
O Dr. Ralph Heinicke grande pesquisador sobre o Noni descobriu um novo alcalóide chamado xeronina, que atua como importante modificador de uma ou mais proteinas e enzimas do organismo.O Dr. Heinicke considera que o Noni contém os elementos fundamentais necessários para produzir xeronina.As pessoas sadias geralmente possuem a quantidade necessária de todos os demais componentes do Noni, salvo a proxeronina, que com frequencia se encontra presente em exíguas quantidades. A falta de proxeronina em nosso organismo pode conduzir a uma grande variedade de problemas de saude ou mesmo agravá-los, inclusive problemas dos vasos capilares, transtornos mentais, digestivos e outros.O Dr. Heinicke também informou que muitas pessoas deprimidas que tomaram o Noni melhoraram sensivelmente da depressão Também observou que o Noni ajudou muitas pessoas a abandonar suas dependências. Êle e outros médicos também se refereriram a muitas pessoas que puderam deixar suas dependências como o fumo, o alcool, e outras drogas quando acrescentaram o Noni ao seu tratamento psicoterápico, ou seja, o que comumente conhecemos como sessões de sofá."
                        
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noni quase maduro 

          O Noni no ponto (maduro)
                     
                  extraindo manualmente a polpa do noni


    A polpa já pronta para o freezer