quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Noni no Brasil


Classificação científica do Noni:

  • Família: Rubiaceae
  • Género: Morinda
  • Espécie: M. citrifolia

·         O  Noni é uma fruta com vários poderes medicinais segundo a tradição popular, mas sem nenhuma comprovação científica, por isso é contestada e com restrições de uso pela ANVISA. O consumo da fruta ao natural e moderadamente não é prejudicial e sua venda continua normalmente.

·         Os derivados do fruto e até as folhas são usados para tratamento de febre, dor nos olhos, infecções da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, problemas respiratórios e em alguns países, como na Malásia, as folhas são usadas para tratamentos de tosse, náusea e cólicas e até artrite.

·         A proibição da ANVISA não é da fruta, mas dos derivados que são usados nos tratamentos de doenças, como os xaropes, chás e outras receitas, por serem tóxicas e conforme a quantidade do uso, podem causar sérios transtornos de saúde.

·         O que é contestado pelas autoridades sanitárias são os mais variados tipos de uso para tratamentos medicinais que ainda não são comprovados e podem acabar causando mais problemas do que benefícios ou tendo efeitos colaterais.

·         A planta noni é mais cultivada no Taiti e sua origem é asiática, depois o cultivo espalhou-se pela Ásia Meridional, ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia Francesa, Porto Rico e mais recentemente a República Dominicana. O Taiti continua a ser o local de maior cultivo.

·         O princípio biológico ativo é a Xeronina que foi patenteado nos Estados Unidos por Ralphe Heinicke para ter direitos sobre o uso comercial do produto com uso na alimentação e medicinal.                                      

 
Uma fruta deste tamanho
Rende esta quantidade de polpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário